Mapeamento de processos

 

O mapeamento de processos possibilita a compreensão sobre o funcionamento das atividades empresariais.

Com esse procedimento a empresa consegue entender melhor a relação entre o plano de contas e a escrituração contábil fiscal. O objetivo dessa análise é identificar entraves que prejudicam o fluxo das atividades e auxiliar na melhoria contínua de processos com a implantação de estratégias, metodologias, técnicas e tecnologias para torná-los mais eficientes.

Com o mapeamento de processos contábeis é possível eliminar desperdício de tempo e ações desnecessárias, padronizar e automatizar diversas atividades, monitorar e controlar fluxos e resultados. Ao fazer o mapeamento de processos contábeis o gestor terá uma visão mais clara sobre os fluxogramas para analisar os pontos mais críticos, como aqueles que produzem impacto negativo como atrasos, retrabalho e aumento de custos.

É necessário elaborar o fluxograma dos processos contábeis para identificar as entradas e saídas de informações, pessoas responsáveis por esses procedimentos, como essas atividades são executadas, quais os pontos críticos e as causas e os riscos. Este estudo mostrará quais ações precisam ser modificadas a fim de melhorar os resultados desses processos. Com a modelagem de processos, a empresa consegue padronizar atividades e reduzir riscos de erros na escrituração contábil fiscal.

É importante monitorar os resultados, após as mudanças. Dessa forma, a empresa terá mais certeza de que as medidas adotadas estão surtindo o efeito desejado. Caso contrário, será necessário refazer o mapeamento até encontrar as melhores soluções. Quando ocorrerem alterações na legislação, a empresa deve, novamente, reavaliar os fluxogramas a fim de atualizá-los.

Entre em Contato